Eros Biondini requer criação de comissão externa sobre consumo de drogas

“Já tivemos uma comissão nesse sentindo e cada vez mais avaliamos a necessidade de acompanharmos e discutirmos o aumento crescente do mercado de drogas, especialmente quanto ao consumo dessas substâncias por jovens”, diz o autor.

21/02/2019 às 16:02


O deputado federal Eros Biondini (MG) solicitou à Câmara dos Deputados a criação de uma comissão externa para avaliar a situação de consumo de drogas entre os jovens no Brasil e propor medidas para o seu enfrentamento.

De acordo com o último relatório Mundial sobre Drogas, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), cerca de 275 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos – o que corresponde a 5,6% da população global – usou pelo menos um tipo de droga. E foi constatado, no relatório, que o uso de drogas e os danos associados a ele são os mais elevados entre os jovens em comparação aos mais velhos.

“Diante dessa realidade, é preciso realizar uma avaliação mais apurada do caso em nosso país, com levantamento de dados e a proposição de iniciativas específicas de enfrentamento ao consumo de drogas, contemplando questões de prevenção e de tratamento”, defende Biodini.

Comissão semelhante funcionou na última legislatura tendo Eros Biondini como membro relator. O colegiado focou seus esforços na prevenção, no tratamento e no acolhimento dos jovens que fazem uso de substâncias lícitas ou ilícitas, chegando a promover atividades externas na cracolândia, em São Paulo, iniciativas de combate às drogas no Nordeste e em Minas Gerais, e fez audiências públicas.

“A manutenção da mesma na atual legislatura faz-se necessária pelo agravamento cada vez mais constante e a entrada precoce de jovens no mundo das drogas”, argumenta Biondini.

Tramitação

O Requerimento 293/19 foi apresentado no Plenário da Câmara e aguarda despacho do presidente da Casa.

Redação/PROS na Câmara