Sessão Solene homenageia os 30 anos da Constituição

Por ocasião da comemoração, será disponibilizado para download acervo histórico da Assembleia Nacional Constituinte.

06/11/2018 às 09:56


 

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal realizam hoje, a partir das 10 horas, uma sessão solene conjunta para celebrar os 30 anos da Constituição Federal. O evento ocorrerá no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara, e faz parte de uma série de ações promovidas ao longo deste ano para recordar o 30º aniversário da Carta Magna. Além dos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira, são esperados para participar da sessão solene o presidente da República, Michel Temer, e o presidente eleito, Jair Bolsonaro.

Promulgada em 5 de outubro de 1988, a “Constituição Cidadã” tornou-se símbolo do processo de redemocratização nacional – foi discutida e votada de fevereiro de 1987 a setembro de 1988 pelos 559 parlamentares constituintes (72 senadores e 487 deputados federais), com a participação intensa da sociedade. A Carta estabeleceu diversas garantias e direitos considerados fundamentais.

História

Por determinação do presidente Ulysses Guimarães, momentos históricos da Assembleia Nacional Constituinte permaneceram sob a guarda da Câmara dos Deputados. Esse acervo, que até então estava acessível apenas por meio físico, exigindo que os pesquisadores interessados comparecessem pessoalmente aos arquivos da Câmara, foi digitalizado e também estará disponível para pesquisa e downloads a partir de amanhã.

Fonte: Agência Câmara

Redação/PROS na Câmara