PROS na Câmara :: Aprovado pedido de Eros Biondini para discutir situação da barragem Casa de Pedra de Congonhas (MG)


Aprovado pedido de Eros Biondini para discutir situação da barragem Casa de Pedra de Congonhas (MG)

O parlamentar está preocupado com a situação crítica em que se encontra a barragem, localizada na cidade mineira de Congonhas.

09/05/2018 às 19:26


A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) o requerimento 188/17, de autoria do deputado Eros Biondini (PROS-MG), para se debater em audiência pública a atual situação da Barragem Casa de Pedra, localizada na cidade mineira de Congonhas. O requerimento atende solicitação de populares e da Associação de Moradores da Cidade de Congonhas.

Preocupado com os últimos desastres naturais, Eros Biondini disse que a situação da barragem é crítica. “Uma iminente ruptura da barragem destruiria diversas casas e possivelmente umas das principais cidades históricas de Minas Gerais. A tragédia ocorrida na cidade de Mariana, não pode se repetir e medidas protetivas devem ser tomadas o quanto antes”.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) apontou alto risco de rompimento na barragem em parecer técnico publicado. “O laudo enumera diversos problemas estruturais que comprometem e colocam em risco a população e toda a região. A barragem faz divisa com bairros residenciais”, explicou Biondini.

Outro estudo da própria mineradora aponta que, em caso de rompimento, os rejeitos atingiriam quase que imediatamente uma área com cerca de 350 casas e 1,5 mil pessoas.

A perícia realizada por uma geóloga do Ministério Público apontou falhas no monitoramento da barragem. “Segundo ela, parâmetros adotados pelo auditor da mineradora para realizar a análise de estabilidade não parecem muito representativos da situação real, atribuindo ao terreno mais resistência do que ele realmente tem. Mostra ainda que o auditor optou por transcrever um projeto antigo, de junho de 2011”, relatou Biondini na justificativa para a aprovação do requerimento.

Data

A Comissão de Minas e Energia informou que oportunamente irá divulgar data, local e hora da realização da audiência pública, que deve acontecer ainda no mês de maio.

Fonte: Assessoria de comunicação do parlamentar.

Redação/PROS na Câmara