Deputado André Amaral cobra valorização da atividade circense

O parlamentar é autor do requerimento da Sessão Solene em homenagem ao Dia do Circo

06/04/2018 às 09:52:06 | Atualizada em 10/04/2018 às 09:59:01 | 123 visualizações

A Câmara dos Deputados realizou sessão solene na tarde desta sexta-feira (6) em homenagem ao Dia Nacional do Circo.  A sessão foi requisitada pelo deputado federal André Amaral (PROS-PB) por reconhecer o atual momento de crise e desvalorização que os artistas circenses enfrentam.

O Dia do Circo é comemorado no dia 27 de março e foi escolhido em tributo ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido como Piolin, que nasceu nesta data. A magia do circo impressiona adultos e crianças desde o século XVIII. No Brasil, a atividade circense chegou no final do século XIX e o palhaço é tido como símbolo principal dessa arte.

“O circo existe e olhemos para ele. Esta é a frase mais dita por profissionais e associações do setor circense. É o que constatei ao conversar e ouvir diversos representantes dessa arte milenar. Hoje, o circo brasileiro não vive, mas persiste e sobrevive pela luta incansável de profissionais que o amam. Me rendo a causa circense e me coloco como instrumento nessa luta por valorização e espaço”, afirmou André Amaral.

De acordo com o parlamentar, o primeiro passo para mudar essa realidade é agilizar a apreciação de projetos de leis que estão tramitando na Casa e que beneficiam os Circos de todo o País.

“Os artistas do picadeiro precisam dos bons olhos do poder público e de ações integradas do legislativo e do executivo para a criação de linhas de crédito para a compra de equipamentos, com a agilidade na liberação de alvarás de funcionamento e o reconhecimento da arte como patrimônio da cultura brasileira, ou seja, um conjunto de ações que vamos buscar aprovar nessa Casa”, reiterou Amaral.

O representante da Associação Brasileira de Circo, José Moura, destacou que essa é a primeira vez que o circo é reconhecido pelo Plenário da Câmara dos Deputados. “Esperamos muito essa oportunidade. Uma oportunidade de o artista circense ser ouvido. Agradeço essa iniciativa do deputado André Amaral, um jovem parlamentar que tem uma mente aberta. É uma iniciativa louvável. Viva o Circo do Brasil”.

Redação PROS na Câmara

Sem tags