Pibid: Programa de Incentivo à Docência é defendido por Toninho Wandscheer

Bolsas são destinadas a universitários que desejam atuar na rede pública de ensino após formação e estágio.

05/04/2018 às 09:43:35 | Atualizada em 10/04/2018 às 09:45:32 | 53 visualizações

 

O deputado federal Toninho Wandscheer (PROS-PR) encaminhou nesta quarta-feira (4) ofício ao Ministério da Saúde para manifestar apoio e falar sobre a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), em resposta ao pedido realizado pela Câmara Municipal de Cascavel (PR).

“Acreditamos que a valorização dos futuros professores deve ser tratada como prioridade, principalmente por se tratar de programa que subsidia estudantes de cursos de licenciatura para que estes aprendem na prática sobre sua graduação”, disse o parlamentar no documento enviado ao ministro da Saúde, Mendonça Filho. 

Nesta semana, a Câmara Municipal de Cascavel solicitou apoio à continuidade do PIBID ao deputado Toninho Wandscheer por meio de ofício assinado pelo presidente da Casa, Gugu Bueno, o 1º secretário, Olavo Santos, e mais nove vereadores.

No documento, os vereadores questionam a emergente política de diminuição de bolsas do Pibid. “É preocupante a possível extinção deste importante programa para o nosso município e principalmente pela atuação das universidades nas escolas e Cmeis´s, nos mais diversos cursos de licenciatura, fortalecendo ainda mais os profissionais que atuam nas redes municipal e estadual de ensino”.

Em resposta aos vereadores, a Bancada do PROS destacou no ofício encaminhado ao MS que, sob a representação do deputado Toninho Wandscheer na Comissão de Orçamento da Câmara (CMO) e representando a Bancada do Paraná, destinou para 2018 o valor de R$ 1 bilhão e 500 milhões a serem direcionados para instituições do ensino superior dos estados e municípios.

“Acreditamos que a valorização dos futuros professores deve ser tratada com prioridade pelo ministro, que é sensível a essa temática e, portanto, dará, com toda certeza, o devido encaminhamento a essa proposta apoiada por nossa bancada aqui na Câmara dos Deputados”, finalizou Toninho Wandscheer.

O Programa

O Pibid, de acordo com portaria do MS, é um programa que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública.

A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional.

Redação PROS na Câmara

Sem tags