Dr. Jorge Silva ressalta a importância de analisar fatos ocorridos na ditadura

Para o parlamentar, relembrar os momentos desse período colabora para a valorização da ordem democrática.

22/04/2014 às 12:00:00 | 150 visualizações

Em discurso no Plenário na quarta-feira (16), o deputado Dr. Jorge Silva (Pros-ES) destacou a importância de relembrar e analisar os fatos históricos acontecidos no período da ditadura militar. Para ele, é preciso fortalecer a memória coletiva, principalmente dos jovens, com uma época que representou um dos capítulos mais duros e sofridos da vida nacional.

O deputado ressaltou a violação dos direitos humanos, “quando eram comuns a censura e as perseguições políticas”. Segundo ele, os fatos ocorridos na ditadura ainda são desconhecidos por muitos. “Foi um período marcado pela arbitrariedade e pela intolerância. Muitos ainda não conhecem as violações dos direitos humanos praticadas pelo Estado durante esses anos, mas precisamos reverter esse quadro”, defendeu.

Segundo Dr. Jorge Silva, o resgate do que aconteceu no período compreendido entre 1964 a 1985 vai permitir que se revelem não somente os abusos cometidos, mas também a consolidação dos valores democráticos do período atual.

Estudos historiográficos, informou, apontam que a crise vivida pelo País em 1964 levou a um momento de indefinição acerca de que grupo, entre as Forças Armadas, assumiria o Estado. Na ocasião, venceu o grupo liderado por Castelo Branco. “Relembrar os difíceis momentos da ditadura militar tem inegável função pedagógica. Aprendemos a valorizar ainda mais a ordem democrática, na certeza de que ao reafirmá-la, estamos também reafirmando, valores como liberdade, justiça e paz social”, afirmou. 

Redação PROS na Câmara

Sem tags