Dudimar Paxiúba recebe, do Executivo, garantia de que recursos chegarão aos municí­pios atingidos pela cheia do rio Tapajós

O deputado teve audiência, na Última quarta-feira (16), com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Junior.

22/04/2014 às 12:04:00 | 212 visualizações

O deputado Dudimar Paxiúba (Pros-PA) relatou, em Plenário, audiência que teve com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, na última quarta-feira (16), para discutir as consequências das cheias dos rios Tapajós e Madeira. Neste inverno, informou o parlamentar, as águas subiram desproporcionalmente em decorrência da densidade pluviométrica nas cabeceiras do rio Tapajós.

“Todos os municípios que ficam à margem do rio sofreram, e muito, com o inverno pesado ocorrido na Amazônia, como os municípios de Jacareacanga, de Itaituba, de Aveiro e até mesmo de Santarém, que começa a sofrer as consequências deste rigoroso inverno e das cheias um tanto quanto anormais do rio”, disse Paxiúba, ao defender que essas cidades precisam urgentemente de atendimento das autoridades competentes. 

Dudimar Paxiúba informou que, na audiência, o ministro Francisco Teixeira e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Junior, garantiram que os recursos aos municípios serão assegurados.

O deputado ressaltou que, para acessar os recursos, os municípios precisam apresentar decretos de emergência e também alimentar o sistema da Secretaria de Defesa Civil. “Com isso, posteriormente, poderemos fazer injunções políticas para garantir a liberação dos recursos no momento oportuno”, disse Paxiúba.

Redação PROS na Câmara

Sem tags