Eros Biondini conduz audiência pública sobre tratamento em comunidades terapêuticas

O debate, proposto pelo parlamentar, acontece na Comissão Externa que analisa o Consumo de Drogas entre os Jovens no Brasil.

24/10/2017 às 16:25:08 | 93 visualizações

O deputado Eros Biondini (PROS-MG), presidente da Comissão Externa destinada a avaliar o Consumo de Drogas entre os Jovens no Brasil, conduzirá nesta quarta-feira (25) na Câmara dos Deputados audiência pública em que se discutirá os trabalhos voltados ao tratamento de dependentes em comunidades terapêuticas.

De acordo com o pedido, o deputado pretende estender os debates no colegiado com a presença da subsecretária de Políticas sobre Drogas do estado de Minas Gerais, Patrícia Magalhães, e o presidente da Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas, Egon Schlüter.

“O objetivo é debater a realidade e o trabalho das comunidades terapêuticas hoje no Brasil, além de relatar as experiências já ocorridas por esse setor”, afirma Eros Biondini.

Atualmente, as comunidades terapêuticas oferecem gratuitamente acolhimento, em ambiente residencial, para pessoas dependentes de álcool e drogas. Nessas instituições, a adesão ao tratamento é exclusivamente voluntária.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que existam mais de 1800 comunidades terapêuticas no País. Elas são responsáveis por mais de 80% do tratamento de dependentes de drogas no regime de internação, de acordo com a Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas (Confenact).

A audiência pública proposta por Eros Biondini está prevista para 15h, em local a definir.

Redação PROS na Câmara

Sem tags