Câmara deve enviar ao Senado projeto que cria 'Dia de Conscientização sobre Doenças Reumáticas'

O projeto de lei é do deputado Felipe Bornier (Pros-RJ).

15/08/2017 às 14:44:00 | 42 visualizações

A Câmara dos Deputados deve aprovar e enviar ainda neste mês para o Senado Federal a redação final do projeto que cria o 'Dia de Conscientização sobre Doenças Reumáticas'. A redação final do Projeto de Lei 8202/14, do deputado Felipe Bornier (Pros-RJ), está na pauta de votações desta terça-feira (15) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Pela proposta, a data será comemorada sempre no dia 15 de setembro. De acordo com Felipe Bornier, esse é um pedido antigo da Associação Nacional de Grupos de Pacientes Reumáticos (Anapar), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

“Essas instituições reforçam a necessidade de se promover maior visibilidade às doenças reumáticas, com o objetivo de conscientizar a população a procurar precocemente profissionais especialistas”, destacou.

O Ministério da Saúde estabeleceu 30 de outubro como Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo. Mas, o deputado ressalta que a causa merece mais atenção e conscientização por parte da população.

“Em outubro já temos um grande número de datas comemorativas relacionadas a outras questões de saúde. Além disso, o termo ‘reumatismo’ não se mostra adequado. Traz uma conotação de doença ligada à idade que faz com que os jovens não se sensibilizem com a causa. Queremos que a data sirva para sensibilizar e conscientizar todas as pessoas. Milhões de brasileiros sofrem com doenças reumáticas, precisamos ampliar esse debate”, justificou Felipe Bornier.

Tramitação

Após aprovação da redação final pela CCJC, o projeto segue para revisão do Senado Federal, caso não haja recurso em contrário para que o Plenário da Câmara analise a matéria.   

 

Redação PROS na Câmara

Sem tags