Deputado Odorico Monteiro debate suicídio em seminário da Câmara

O parlamentar possui projeto que obriga a retirada da internet de conteúdos que instiguem a suicídio.

16/05/2017 às 16:32:00 | 179 visualizações

Nesta quarta-feira (16), quatro comissões permanentes da Câmara se reuniram em torno do debate sobre suicídio e a sua ligação com jogos e aplicações virtuais. O seminário sobre o tema foi motivado após o suicídio de alguns adolescentes estar relacionado ao jogo “Baleia Azul”, o qual desafia os seus participantes a várias tarefas, incluindo mutilações e até ações que levariam ao suicídio.

Na opinião do deputado Odorico Monteiro (Pros-CE), três eixos devem trabalhar conjuntamente no combate ao suicídio.

“No ano passado, tivemos um debate aqui sobre o suicídio. E esse é um problema de saúde pública. Esse é um tema que envolve a família, a sociedade e o Estado. Não é um tema isolado, no qual você discute culpando alguém”, disse Odorico.

Para o parlamentar, a família dever vir no centro desse debate, seguido da sociedade, do ponto de vista mais amplo, e o Estado, prevenido ações e dando educação à população. Nesse sentindo, o Ministério da Saúde já fala da municipalização das políticas públicas, como também de uma ação integrada entre todos os entes no combate ao suicídio.

Projeto de lei

Sobre o tema, Odorico Monteiro protocolou o Projeto de Lei 6989/17, que propõe novas regras para a retirada pelos provedores ou servidores de internet de conteúdo que estimulem o suicídio.

“Nós vamos voltar a debater esse tema aqui na Câmara dos Deputados, inclusive com o Ministério da Saúde e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, pois isso é questão de saúde pública”, afirmou Odorico Monteiro.

Redação PROS na Câmara

Sem tags