Projeto de Odorico Monteiro é destaque em discussão sobre cyberbullying

Durante o encontro, especialista falaram do "boato" sobre o jogo Baleia Azul.

09/05/2017 às 20:21:00 | 158 visualizações

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara debateu em audiência pública, nesta terça-feira (9), o jogo virtual “Baleia Azul” e as consequências de jogos que estimulem o cyberbullling.

No encontro, os especialistas lembraram que o "boato" do “Baleia Azul” chegou ao Brasil em abril e elevou as buscas na internet sobre o assunto. Segundo o presidente da organização não governamental SaferNet, Thiago Tavares, trata-se de uma notícia falsa introduzida por alguns grupos em redes sociais.

Para combater o fenômeno, o deputado Odorico Monteiro (Pros-CE) apresentou o Projeto de Lei 6989/17), que inclui no Marco Civil da Internet a previsão de retirada da internet de conteúdos que induzam, instiguem ou auxiliem o suicídio.

“Fizemos audiência pública preocupados com o crescente número de suicídios. Entendemos que o Marco Civil foi um avanço, mas precisamos realmente modifica-lo para prevê atos específicos, como este. Grupos de jovens passam a ser vítimas de armadilhas de conteúdos que são colocados na internet”, afirmou Odorico Monteiro.

Para Odorico Monteiro, o suicídio não é um problema novo, mas crescente no Brasil e no Mundo. “Recentes mortes suspeitas de estarem ligadas ao jogo conhecido como Baleia Azul mostram que conteúdos que instiguem o suicídio não só são ilegais como letais para os nossos jovens”, disse o autor do projeto.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o oitavo país do mundo em suicídios. Em 2012 foram quase 12 mil mortes.

Tramitação

Antes de seguir para o Plenário, o PL 6989/17, do deputado Odorico Monteiro, será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Rádio Câmara.

Redação PROS na Câmara

Sem tags