Felipe Bornier participa de missão internacional sobre a Primeira Infância

“Quando falamos de Primeira Infância precisamos lembrar que essa é a primeira etapa da formação do cidadão", ressalta o deputado.

13/03/2017 às 16:33:00 | Atualizada em 14/03/2017 às 11:44:00 | 110 visualizações

Defensor de medidas que contribuam para o desenvolvimento pleno da criança e da juventude, o deputado federal Felipe Bornier (PROS-RJ) está em uma Missão Oficial, nesta semana, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, para participar do Curso de Especialização de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância – Internacional, promovido pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Felipe Bornier ressaltou que muitos problemas enfrentados pelos estados brasileiros seriam amenizados se houvessem mais políticas públicas eficazes voltadas ao desenvolvimento da Primeira Infância.

“Quando falamos de Primeira Infância precisamos lembrar que essa é a primeira etapa da formação do cidadão, por isso merece toda a atenção de nós legisladores e dá sociedade. Os problemas estruturais pelos quais passamos, hoje, seja na educação, na saúde, na segurança pública são reflexos da ineficiência ou da falta de políticas públicas direcionadas à Primeira Infância”, destacou.

O curso tem o objetivo de engajar formuladores de políticas públicas, gestores públicos e representantes da sociedade civil em um diálogo a respeito da ciência do desenvolvimento da primeira infância e sobre quão efetivos podem ser os gestores públicos na aplicação dessa ciência para a resolução de um dos mais complexos problemas sociais brasileiros.

“Não bastam só ideias, precisamos de viabilidade. Esse curso será uma grande oportunidade para que possamos ter condições de propor soluções viáveis ao Brasil. Ter um plano de ação é fundamental, mas o nosso objetivo é fazer com que as políticas públicas voltadas à primeira infância sejam eficazes e tragam resultados positivos.  Só assim, conseguiremos avançar”, explicou o deputado.

Ao final do curso, os participantes deverão apresentar planos de ações, baseados em estudos, com o objetivo de fortalecer e aperfeiçoar as políticas e os programas de promoção da primeira infância, além propor novas soluções, aplicáveis, e que tenham o objetivo de contribuir no desenvolvimento dessa parcela da população.

Atualmente, o Brasil possui Lei própria sobre a Primeira Infância, conhecida como Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016), sancionada em março do ano passado, pela Presidência da República. No entanto, as brechas na legislação e a falta de discussão e engajamento sobre o tema, faz com que os poucos programas existentes no País não atinjam resultados satisfatórios.

Curso

O Curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância – Internacional tem duração de quatro meses e é divido em 2 módulos: o primeiro é o curso de Liderança na Universidade de Harvard, EUA e o segundo e último módulo é um workshop no Insper, em São Paulo.

O Programa destina-se principalmente aos gestores públicos diretamente envolvidos em questões de política social e desenvolvimento, em qualquer uma das três esferas de governo; como também aos gestores de instituições sem fins lucrativos e organizações não governamentais que prestam serviços públicos e líderes do âmbito social.

Fonte: Assessoria de imprensa do deputado. 

 

Redação PROS na Câmara

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