Indicado pelo deputado Toninho Wandscheer, CADI recebe Prêmio Transparência da Câmara
A solenidade acontece nesta quarta-feira (14), às 16h30, no Salão Nobre, da Câmara dos Deputados.
12/12/2016 às 15:11:00 | Atualizada em 12/12/2016 às 15:30:00 | 684 visualizações
Parlamentares da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara premiam os vencedores do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2016. A solenidade acontece nesta quarta-feira (14), às 16h30, no Salão Nobre, da Câmara dos Deputados.
Entre os escolhidos está o Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI), indicado pelo deputado federal Toninho Wandscheer (Pros-PR) na categoria “Sociedade Civil”.
“O CADI trabalha na formação de atores de fiscalização do poder público, jovens normalmente da periferia, que são ensinados a fazer a fiscalização dos serviços públicos nas prefeituras das cidades onde funciona a instituição, e traz sem dúvidas, o despertamento do jovem e do adolescente para o interesse da política pública”, disse Wandscheer.
O prêmio é concedido a pessoas ou entidades da sociedade civil cujos trabalhos ou ações merecem destaque para a causa da transparência e da fiscalização na gestão administrativa, patrimonial e dos recursos públicos.
Atuação do CADI
O CADI foi indicado pela realização do projeto Pólis, que atua diretamente na formação sociopolítica de adolescentes e na criação de plano de ação para monitoramento de políticas públicas em comunidades carentes. Esta prática estimula o empoderamento e a formação política da comunidade, para que a mesma realize de maneira efetiva o controle social sobre os serviços públicos.
A instituição está presente em oito estados brasileiros (Paraná, Rondônia, Santa Catarina, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco e Rio de Janeiro) e presta atendimento a 1.500 crianças e adolescentes (de 7 a 17 anos) que residem em comunidades em risco social.
Para o CADI, este é um reconhecimento de suma importância, pois representa uma valorização do trabalho de formação sociopolítica de base e o monitoramento comunitário de políticas e serviços públicos que as unidades do CADI fazem. “Parabéns deputado Toninho pela articulação e defesa do nosso trabalho. Esse prêmio representa o fortalecimento da democracia e do controle social”, comemorou Maurício Cunha, fundador e diretor executivo do CADI.
Indicados
A CFFC irá conceder três prêmios na edição deste ano. Além do CADI, serão agraciados Benedito Antonio Alves na categoria sociedade civil. Ele é Conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia, indicado pelo Deputado Marcos Rogério (DEM). E o município de Rio Branco (AC), na categoria governamental, indicado pelo Deputado Angelim (PT), pela implantação do serviço de atendimento ao cidadão de forma presencial e eletrônica, sob a tutela da Controladoria Geral do Município de Rio Branco. No ano passado, a CFFC homenageou as iniciativas da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Auditoria Cidadã da Dívida.
Redação PROS na Câmara