Felipe Bornier discute políticas para jovens com Secretário Nacional de Juventude

"Nosso papel é incentivar a juventude a propor soluções; a participar do processo político do Brasil, efetivamente", diz Felipe Bornier.

11/11/2016 às 16:52:00 | 79 visualizações

O Segundo-Secretário da Câmara, deputado Felipe Bornier (Pros-RJ), recebeu nesta quinta-feira, 10, o Secretário Nacional de Juventude, Bruno Moreira Santos e alunos da turma do mês de novembro do Estágio-Participação. O encontro foi na Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados.

A pauta da reunião foi o envolvimento do jovem com a política e que ações o Poder Público, seja Executivo ou Legislativo, podem efetivar para estimular a participação da juventude na política do País e nas pautas de interesse nacional.

Como segundo secretário, Felipe Bornier está à frente dos programas de estágios de curta duração da Casa, e inovou ampliando a abrangência dos programas, tornando-os mais acessíveis e democráticos aos estudantes universitários de todo o País.

“Hoje nós temos um dos maiores programas para universitários dentro de um Parlamento Federal, do mundo. Mas, sabemos que o caminho é grande. Nosso papel é incentivar a juventude a propor soluções, a participar do processo político do Brasil efetivamente. A cobrança precisa existir, mas cada um tem o papel de contribuir”, comentou Felipe Bornier durante a reunião.

O Secretário Nacional de Juventude, Bruno Moreira Santos, esclareceu que hoje a juventude está mais próxima da política, mas falta conhecimento e destacou a importância de existir programas como o Estágio-Participação no Executivo. “Nós também queremos implantar, hoje a Secretária também tem esse papel de incentivar”.

Estágio-Participação

42 universitários de todo o Brasil estão na Câmara dos Deputados, desde segunda-feira, 7, para participarem do Estágio-Participação, que tem o objetivo de aproximar os estudantes ao processo legislativo e incentivar a busca pelo conhecimento de como se dá a política no nosso País. Durante três dias os estagiários têm a oportunidade de conhecer o processo legislativo, bem como, entender como funciona a atuação parlamentar dentro da Câmara Federal, além de participarem de debates e palestras sobre o sistema político do País e ficaram frente a frente com os representantes de seus Estados e municípios.

Idealizado pelo Segundo-Secretário da Câmara, o deputado federal Felipe Bornier, o Estágio-Participação, é um dos programas mais democráticos para universitários dentro de um Parlamento, pois a participação é feita diretamente pelo estudante, através de um QUIS de perguntas e respostas, onde os alunos que obtiverem as maiores notas são classificados para participarem do programa. O processo é direto e sem qualquer intervenção parlamentar.

Fonte: Assessoria de imprensa do parlamentar.

Redação PROS na Câmara

Sem tags