Eros Biondini apela ao Congresso por manutenção do orçamento destinado a comunidades terapêuticas

Durante o discurso, o deputado foi acompanhado por cerca de 300 jovens, os quais se encontram em recuperação.

18/10/2016 às 21:22:00 | Atualizada em 18/10/2016 às 21:44:00 | 65 visualizações

O deputado Eros Biondini (Pros-MG) foi à tribuna da Câmara nesta terça-feira (18) para fazer um apelo ao governo federal e ao relator da Proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2017 para que mantenha no texto a dotação fixada às atividades de recuperação e internação de jovens dependentes químicos em comunidades terapêuticas de todo o Brasil.

“91 mil jovens nesse momento estão sendo atendidos em comunidades terapêuticas. Apenas 4 mil deles são custeados pelo governo federal”, disse Biondini ao criticar o corte anunciado no orçamento destinado à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça e Cidadania.

Eros Biondini é o presidente na Câmara dos Deputados da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas, Acolhedoras e APAC's. Durante o discurso, o deputado foi acompanhado por cerca de 300 jovens, os quais se encontram em recuperação.

Aproveitando o momento em que tramita a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2017 no Congresso Nacional, Eros Biondini fez apelo para que o relator da proposta, senador Wellington Fagundes (PR-MT), mantenha o orçamento destinado à recuperação de jovens.

“É mil reais, em média, o valor desembolsado pelo governo para recuperar um jovem na comunidade terapêuticas, enquanto no presídio, caso esse jovem não seja recuperado, o valor sobe para cinco mil reais”, argumentou.

O deputado Eros Biondini informou ainda que, nesta quarta-feira (19), acompanhado da Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas (Confenact) e demais entidades representativas do setor, reunir-se-á com os ministros da Saúde, Ricardo Barros, e do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, para discutir as demandas do setor, especialmente o corte orçamentário.

 

Redação PROS na Câmara

Sem tags