George Hilton vota pela criação de agência de desenvolvimento produtivo no Mercosul

O deputado é titular da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul desde a sua criação, em 2007

17/10/2016 às 17:59:00 | 50 visualizações

 

Na XLII sessão ordinária do Parlamento do Mercosul, na última quinta-feira (6), 71 dos 74 parlamentares votantes aprovaram a proposta na qual o Parlamento do Mercosul recomenda priorizar a implementação da Agência Mercosul para a integração produtiva do Bloco.

O deputado George Hilton (Pros-MG) embarcou na quarta-feira (5) para Montevidéu, capital do Uruguai, para participar da reunião, na sede da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), que votaria a proposta.

“Há uma necessidade de que o Mercosul não se limite a ser um bloco meramente comercial e, sim, um bloco que avance nas questões políticas e culturais, aprofundando as discussões sobre legislações comuns, dando vantagens reais aos cidadãos que circulam pelos países que integram o bloco. Essa é nossa missão”, ressaltou o deputado.

A proposta tem por objetivos, dentre outros, criar o fornecimento de bens regionais, com a assinatura do bloco Mercosul para melhorar a competitividade, e o acesso a novos benefícios por meio da integração das cadeias regionais.

O programa a ser implementado apresenta sete linhas de ação entre os quais podemos citar: a cooperação entre agências relacionadas a negócios e desenvolvimento produtivo; a complementação em pesquisa e a transferência de desenvolvimento e tecnologia; a formação de recursos humanos; a coordenação com outros órgãos do governo Mercosul; a geração e o processamento de informações; a articulação de medidas de facilitação do comércio e finanças, entre outros.

Histórico no Parlasul

O deputado George Hilton é titular da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul desde a sua criação, em 2007, estando ausente somente no período em que se licenciou da Câmara Federal, para exercer o cargo de ministro do Esporte, em 2015. Foi um dos fundadores da Representação, com destaque para a criação da comissão que definiu o regimento interno.

Atualmente, Hilton integra o comitê que trata de assuntos internacionais, interregionais e de planejamento estratégico.

 

Redação PROS na Câmara

Sem tags