Comissões discutem políticas públicas para quem tem intolerância ao glúten
O deputado Odorico Monteiro (Pros-CE) é o autor do pedido de audiência pública.
06/10/2016 às 10:55:00 | Atualizada em 06/10/2016 às 10:55:00 | 290 visualizações
As comissões de Legislação Participativa; e de Seguridade Social e Família promovem neste momento audiência pública para discutir as políticas públicas voltadas para os portadores de doença celíaca, bem como propor a instituição do Dia Nacional da Pessoa com Doença Celíaca.
Entre os autores do pedido de audiência pública está o deputado Odorico Monteiro (Pros-CE), segundo vice-presidente da Comissão de Seguridade Social e Família.
A doença celíaca pode ser definida como uma intolerância permanente ao glúten, que acomete indivíduos de todas as idades com predisposição genética, que não conseguem metabolizar essa proteína, causando diversos males à sua saúde.
O glúten é a principal proteína que compõe o trigo, que hoje é a base de uma ampla gama de alimentos, medicamentos, bebidas e até mesmo cosméticos. Os portadores da doença celíaca não podem entrar em contato com essa proteína, sob o risco de desenvolverem complicações de saúde, que podem levar até mesmo ao óbito. As opções alimentares que estão disponíveis no mercado consumidor reduzem muito a gama de produtos que o doente celíaco pode consumir.
Convidados
Foram convidados para discutir o assunto com os deputados as médicas Neli Muraki Ishikawa, representante do Ministério da Saúde; Elda Regina Leite Galvão; Clea Bento.
A audiência ocorre no plenário 3, das comissões.
Assista ao vivo em https://goo.gl/L171xA.
Fonte: Agência Câmara.
Redação PROS na Câmara