Ronaldo Fonseca homenageia aniversário da banda de música da Polícia Militar do DF

São 150 anos de dedicação à música e ao povo brasileiro.

22/08/2016 às 15:58:00 | Atualizada em 22/08/2016 às 19:30:00 | 229 visualizações

A Câmara dos Deputados homenageou nesta segunda-feira (22) os 150 anos de criação da Banda de Música da Polícia Militar do Distrito Federal. A Sessão Solene, proposta de autoria do deputado Ronaldo Fonseca (DF), líder do Pros na Câmara, homenageou ainda os 50 anos de sua instalação em Brasília.

“Essa sessão solene é para chamar a atenção do Brasil e, especialmente, da população do Distrito Federal, para mostrar que os componentes de bandas são trabalhadores e que realmente prestam um excelente trabalho aqui para o Distrito Federal”, afirmou Fonseca.

Na oportunidade, o autor fez referência às crianças presentes no Plenário Ulysses Guimarães. “Gostaria de cumprimentar as crianças aqui presentes, pois demonstram para todos nós a importância da música na vida das pessoas, principalmente naqueles que estão no período de formação de seu caráter”, ressaltou Fonseca.

Falta de apoio

A sessão também foi palco de críticas, principalmente pela escassez de incentivos do governo aos músicos militares.

“Eu tenho visto a dificuldade em que as bandas de música vem enfrentando, especialmente agora aqui no Distrito Federal. Falta incentivo, faltam leis que venham a protege-los e estimular outras pessoas a adentrar nas nossas bandas, como a do Exército, da Marinha e da Aeronáutica”, criticou.

Ronaldo Fonseca descreveu algumas situações, as quais os músicos enfrentam para se profissionalizar. “O músico militar deve fazer muito investimento. Muitas vezes, no horário de trabalho, em lugares inadequados, e levando de lado uma profissão insalubre. Infelizmente, não há proteção da lei”, disse Fonseca.

Licença para músicos

O parlamentar disse se colocar à disposição para que as reivindicações dos músicos cheguem à Câmara dos Deputados. “Investir nas bandas de música é promover a cultura, a arte e o emprego profissional do músico. Como em outras profissões, o músico militar deve ter direito de solicitar licença para se profissionalizar ou lecionar”, afirmou Fonseca.

Passagem bíblica

Ronaldo Fonseca destacou ainda passagem bíblica a qual retrata a importância da música naquela época. “A música é inspiradora e eleva o espírito. Se olharmos para a Bíblia Sagrada, nós vamos ver a recomendação de Deus para que a música estivesse presente nas batalhas, como na derrubada do Muro de Jericó. Essa batalha foi importantíssima, pois retrata a retomada pelo povo de Deus de uma cidade corruta e idólatra, cujo sistema ameaçava este povo. No texto, Deus recomenda que, ao som da música, o povo de Deus deveria gritar para alcançar a vitória”, disse.

 

Redação PROS na Câmara

Sem tags