Odorico Monteiro promove lançamento da Aliança Nacional em Defesa da Primeira Infância na Câmara

Pós-doutor em Saúde, Odorico preside a Subcomissão Permanente da Saúde e integra a Frente Parlamentar da Primeira Infância na Câmara dos Deputados.

06/07/2016 às 21:47:00 | 174 visualizações

O deputado Odorico Monteiro (Pros-CE) participou, nesta quarta-feira (6), no Salão Nobre da Câmara, do lançamento da Aliança Nacional em Defesa da Primeira Infância. A aliança, formada por deputados e senadores, atuará na promoção e garantia dos direitos da Primeira Infância. Pós-doutor em Saúde, Odorico preside a Subcomissão Permanente da Saúde e integra a Frente Parlamentar da Primeira Infância na Câmara dos Deputados.

A aliança vai ao encontro do que foi discutido, nesta quarta-feira (6), durante o 4º Seminário Internacional sobre o Marco Legal da Primeira Infância, coordenado pelo deputado Odorico Monteiro.

Articulação nacional

De acordo com o ato de criação, a aliança é uma articulação nacional que se organiza em torno de uma proposta de trabalho e objetivos comuns, cuja atuação direta e indiretamente está voltada para a promoção e garantia dos direitos da criança até os seis anos de idade, sem discriminação étnico-racial, de gênero, regional, religiosa, ideológica, econômica, de orientação sexual ou qualquer outra natureza.

"O que está se colocando neste debate é a própria discussão da alocação de recursos feito pela União, por determinação da Constituição, além de outros temas de importância fundamental. Nós estamos discutindo a convergência do Plano Decenal de Educação com o Marco da Primeira Infância. Estamos trabalhando e discutindo novas políticas para a primeira infância que, acima de tudo, é intersetorial, ou seja, envolve diversos fatores e setores ", disse Odorico.

O deputado falou ainda da participação de outras categorias na aplicação dessas políticas públicas. "Temos que capacitar mais de 250 mil agentes de saúde, que também estão envolvidos diretamente no Marco da Primeira Infância. Você tem uma série de situações as quais estão ligadas ao acolhimento dessas crianças por esses agentes", explicou Odorico.

De acordo com o parlamentar, tanto o seminário como o evento de lançamento da aliança são avanços quanto à discussão do marco da educação para a primeira infância. "Tivemos o ponto de vista da academia, dos municípios e também do Parlamento. Estamos avançando. Este seminário é intersetorial, pois discutimos educação, saúde e orçamento. Tivemos uma ampla participação e isso demonstra um grande avanço nessa luta", concluiu o parlamentar.

Criação

A ideia de criação da aliança, segundo Odorico, se deu após encontro dele e de um grupo de parlamentares, em março deste ano, que participaram do curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.  

Redação PROS na Câmara

Sem tags