Eros Biondini ressalta tema da campanha da fraternidade

De acordo com o parlamentar, a campanha realça o que o Brasil vive atualmente com relação às pessoas marginalizadas pela sociedade e por autoridades

23/03/2016 às 15:12:00 | 266 visualizações

Durante comissão geral realizada na Câmara dos Deputados para debater a Campanha da Fraternidade de 2016, que tem como foco o saneamento básico, deputados defenderam mais fiscalização no setor para garantir melhorias para a população. O evento ocorreu nesta quarta-feira (23) no Plenário da Casa.

Ex-usuário de drogas, o deputado Eros Biondini (Pros-MG) lembrou que a campanha e a as palavras do papa Francisco transmitem ainda uma importante mensagem: “A falta de cuidado com a casa comum”, disse Biondini, referindo-se ao tema da Campanha da Fraternidade de 2016, "Casa Comum, Nossa Responsabilidade".

De acordo com o parlamentar, a campanha realça o que o Brasil vive atualmente com relação às pessoas marginalizadas pela sociedade e por autoridades. “Hoje eu trabalho para recuperar jovens. A falta de cuidado com a ‘casa comum’ faz com que as pessoas fiquem jogadas nas periferias. Faz com que as ‘cracolândias’ se multipliquem. Uma coisa gera a outra. Isso é nossa responsabilidade”, disse Biondini.

Em outro momento, Eros Biondini lembrou o tema da última campanha, como alerta aos que desejam seguir os princípios e valores cristãos. “A campanha do ano passado tinha um lema lindo: eu vim para servir e não para ser servido. Essa é uma mensagem linda. É muito oportuna para ser dita aqui da tribuna da Câmara dos Deputados ou de qualquer outro ambiente do poder. Todos aqueles que detenham algum tipo de poder, deve saber que essa autoridade vem de Deus”, afirmou o parlamentar.  

A campanha quer chamar atenção para o fato de o Brasil ser a sétima maior economia do mundo, mas, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente 51% da população do território nacional têm saneamento básico.

A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa anual da Igreja Católica com o objetivo de buscar uma reflexão sobre um tema social e gerar mudanças em atitudes individuais e políticas públicas. Neste ano, a campanha é promovida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e assumida pelas igrejas-membro: Católica Apostólica Romana, por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Síria Ortodoxa de Antioquia. Além dessas igrejas, estão integradas à campanha a Aliança de Batistas do Brasil, a Visão Mundial e o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep).

Redação PROS na Câmara

Sem tags