• João Fernando Coutinho - PE

    JOAO FERNANDO PONTUAL COUTINHO

    O deputado João Fernando Coutinho ocupa, desde 2015, seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, eleito com 120.059 votos. Antes ele exerceu o cargo de deputado estadual por três mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (de 2002 a 2014). Na Alepe, também ocupou o cargo de Primeiro-Secretário da Mesa Diretora por oito anos. Ele ainda presidiu, durante dois períodos, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Casa de Joaquim Nabuco. Uma das marcas da sua vida pública, sempre trabalhou para aproximar o poder legislativo da população, principalmente das comunidades mais carentes, no campo da educação, e na geração de emprego e renda. Em suas experiências políticas, o deputado sempre defendeu a melhor utilização dos recursos públicos.

    Leia mais

    Na Câmara, teve todo o seu primeiro mandato marcado por intensa atuação legislativa. João contabiliza vários projetos de lei, inúmeros requerimentos, além da titularidade em importantes Comissões como: Comissão Mista de Orçamento (CMO), uma das mais importantes do Congresso, lutando pela manutenção de importantes programas sociais assim como a busca por mais recursos para o Estado de Pernambuco. Ele também já foi membro titular da Comissão de Minas e Energia (CME), e em 2017 foi eleito vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC).

    João Fernando foi escolhido coordenador da Bancada Pernambucana no Congresso, e foi um dos responsáveis pela manutenção dos investimentos, apesar do grande contingenciamento de recursos, para a continuidade na construção da Adutora do Agreste, mantendo o diálogo entre os governos Estadual e Federal.

    Defensor da Vaquejada, foi um dos autores da PEC e teve papel fundamental de articulação na Câmara para aprovação da medida que regulamentou a prática da Vaquejada e também outros esportes equestres em todo o país.

    Entre outras decisões importantes, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou recentemente o Projeto de Lei 9086/17, de relatoria de João Fernando, que cria a Política Nacional de Biocombustíveis – RenovaBio, programa do Governo Federal lançado para expandir a produção de biocombustíveis, entre eles o etanol, o biodiesel, o biogás e o bioquerosene.

    Em Pernambuco, a atuação de João Fernando tem sido destaque pela sua capacidade de ajudar os municípios, destinando recursos e assim garantindo melhorias nos serviços públicos para todos os cidadãos.


    Redes do deputado:


Notícias relacionadas